É de extrema importância conhecer alguns tipos de doenças, e os tipos de virose, ainda mais quando estamos falando de nossos bichinhos de estimação.
Conhecer e saber as curar é um dos primeiros passos a serem tomados, lembrando sempre que seu bichano precisa de acompanhamento veterinário de 1 a 2 anos dependendo muito da raça.
Veja a seguir as principais doenças e as viroses comuns em gatos:
O que fazer quando o gato está com virose?
Peritonite Infecciosa Felina
Esse vírus causa contaminação no abdome e acaba comprometendo toda a parte de fígado, rins e cérebro.
Infelizmente essa doença ela não tem cura, quando a infecção pega é fatal, quando diagnosticada o felino pode viver muito pouco.
Esse vírus (PIF) é transmitido através de fezes de gatos contaminados e amamentação.
Sintomas:
- Perda de apetite
- Emagrecimento
- Anemia
- Diarreia
- Febre constante
- Abdome distendido
- Gânglios linfáticos aumentados
Por não ter cura a única coisa que pode ser feito depois de diagnosticado é sacrificar para evitar o sofrimento do seu bichinho ou ter um acompanhamento constante de um veterinário.
Microplasmose
A microplasmose tem como principal característica deixar seu bichano anêmico, ela é uma parasita celular onde causa desidratação e fortes dores nas articulações, fazendo com que falte o apetite e perda de peso.
A transição dessa doença é através das pulgas e contato direto com animais contaminados como por exemplo: uma briga entre eles onde eles venham se morder e ter contaminação sanguínea.
Os tratamentos a serem seguidos são através de antibióticos com composição de corticoides, anti-anemicos e transfusões de sangue.
Fazendo o uso de medicamento e acompanhamento veterinário sempre, para que dessa forma seu bichano tenha uma vida mais longa.
Raiva Felina
A raiva é uma das doenças que as pessoas costumam não levar muito em conta, mas na verdade ela precisa ser cuidada e ser levada mais em destaque pelo fator de ser uma doença com taxas de mortalidade altíssimas de 100%.
Sintomas:
- Falta de apetite
- Febre
- Medo de água e luz
- Dilatação das pupilas
- Mudança de comportamento
- Salivação excessiva
Ainda não foi encontrado tratamento para essa doença, mas tem formas de como prevenir e evita-la através da vacinação.
A raiva felina é considerada uma doença que podem ser transmitidas para humanos através de mordida ou contatos muito diretos com animais contaminados.
Gripe
Sabemos que a gripe é um vírus que pegamos no ar, e com os animais não é diferente.
Da mesma forma que pegamos o vírus da gripe através de pessoas que está com o vírus e transmitido para onde quer que passe, com os felinos também acontece da mesma forma, mas deixando bem claro que o ser humana não passa o vírus da gripe para seus pets e nem os pets passa o vírus para os humanos.
Sintomas:
- Secreção nasal e ocular
- Febre leve
- Espirros
- Falta de apetite
- Tosse
- Irritação na garganta
- Dificuldade respiratória
Os cuidados a serem tomados é deixar seu bichano bem acomodado em sua cama quentinha, pois assim ele não apanhara friagem e se recuperara mais rápido.
Além da caminha quentinha precisa de descanso, sem perturbações nada de força brincadeiras ou mandar ele ir passear enquanto não se recuperar por inteiro.
O vírus da gripe costuma persistir por certa de 4 a 5 dias, passando dessa data é bom procurar uma ajuda veterinária, pois pode correr o risco de adquirir doenças respiratórias ou crônicas.
Veja também:
Petiscos para gatos caseiro | Os melhores sem aditivos químicos
Hotel para gatos | Hotéis e pousadas para seus felinos
Conheça os 10 gatos mais populares do Brasil e algumas curiosidades
E você já teve problemas com virose ou algum tipo de doença com seu gato? Deixe um comentário.
Vídeo | Remédio caseiro para virose de gato
ola meu gato tem gripe qual remedio eu dou
Tenho uma gata de 7 meses ela esta com uma virose grave… Sua barriga cresce e os medicos/veterinarios disseram q era muita agua em seu corpo e que estava tomando conta de seus órgãos… Alguem sabe o nome desaa virose?